Bienal das Artes do Sesc-DF terá sala especial com obras de pessoas com deficiência intelectual
08 Junho, 2018 por Equipe IOKAs pinturas foram feitas pelos participantes de projetos desenvolvidos pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK)
É preciso um olhar atento e muita sensibilidade para enxergar o que está por trás de cada obra de arte que ficará exposta na sala especial do Instituto Olga Kos durante a Bienal de Artes do SESC-DF. Das 32 obras que serão apresentadas na exposição, 20 são releituras feitas pelos participantes dos projetos de arte e cultura desenvolvidos pelo Instituto para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. As outras obras são de artistas consagrados que ensinaram suas técnicas nas oficinas do IOK, entre eles: Claudio Tozzi, Antonio Peticov, Takashi Fukushima, Ivald Granato, Carlos Araújo, Verena Matzen, Isabelle Tuchband, Marcello Grassmann, Yutaka Toyota e Caciporé Torres. “Ficamos muito felizes com o convite do Sesc-DF. Neste evento teremos a oportunidade de mostrar não apenas o trabalho que desenvolvemos, mas também mostrar que com a oportunidade dada, todos são capazes. A deficiência intelectual não é um limite para quem faz arte”, comentou Olga Kos, vice-presidente do IOK.
A participação na Bienal das Artes do SESC-DF é uma deferência especial ao Instituto Olga Kos, uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, pessoas com deficiência intelectual e destinando parte das vagas dos projetos, para pessoas sem deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas.
O IOK realiza oficinas em cerca de 40 locais espalhados pela cidade de São Paulo e o trabalho do Instituto vem recebendo o reconhecimento da sociedade e sucessivas premiações como a Medalha Anchieta, a Ordem do Mérito Cultural, a Salva de Prata e foi eleita pela Revista Época como uma das 100 melhores entidades do terceiro setor, no Brasil. “Acreditamos que a nossa Bienal é um lugar excepcional para a exposição do trabalho realizado pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural. A experiência das oficinas com a presença de renomados artistas e de pessoas com deficiência será muito significativa para o avanço da consciência cívica em nosso país“, afirmou o Diretor Regional do SESC-DF, José Roberto Sfair Macedo, no convite oficial enviado ao IOK. No documento o diretor do SESC-DF ressalta que “a participação do IOK foi aprovada pela Comissão Curadora da II Bienal, pois o tema da inclusão e da arte como didática e processo de integração é especialmente raro ao SESC e ao espírito da Bienal”.
A Bienal das Artes do Sesc-DF apresentará ao todo 100 obras nas categorias arte digital, desenho, escultura, fotografia, gravura, objeto tridimensional e pintura, escolhidas por cinco curadores: Jacob Klintowitz, Enock Sacramento, César Romero, Rinaldo Morelli e Maurício da Silva Matta.
Serviço – Bienal das Artes Sesc-DF
Abertura: 26 de junho, às 19h
Data: 27 de junho a 26 de julho
Horário: das 10h às 22h (horário do shopping)
Local: Pátio Brasil Shopping – Setor Comercial Sul, Quadra 07, Bloco A – Asa Sul, Brasília – DF