Oficinas do Nós, Máscaras com Arte se encerram em novembro

No dia 25 de outubro, os beneficiários do Instituto Olga expuseram as máscaras confeccionadas durante a oficina Nós, Máscaras com Arte na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. O projeto durou sete meses e contou com um encontro por semana com duas horas de duração.

Nas oficinas os participantes produziram máscaras de forma coletiva, trocando experiências e pontos de vista. Os encontros foram realizados pelo Instituto Olga, que promove eventos culturais e esportivos para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

Na visão de Daniel Normal, instrutor do projeto, a feitura das máscaras serviu para estimular diversas habilidades cognitivas. “O projeto Nós, Máscaras visa promover a produção artística tridimensional através da feitura de máscaras com material de reuso. Com isso, os participantes vêm explorando novos materiais e técnicas, onde é desenvolvida a autonomia, coordenação motora, coletividade e criatividade”, afirma.


Além disso, as oficinas serviram para fortalecer o sentimento de coletividade e ainda assim reforçar o individual de cada beneficiário. “Os participantes desenvolveram o olhar coletivo durante as oficinas e reforçaram a identidade de grupo no decorrer dos nossos encontros. A apresentação das referências ampliou a possibilidade das criações e a cada oficina notamos a apropriação deles em suas inspirações e ideias. O resultado está no nosso ensaio fotográfico em que todos deixaram o seu olhar estampado em sua máscara”, finaliza o instrutor.


VEJA AS FOTOS DO PROJETO