Beneficiário do Olga Kos realiza sonho de conhecer personagem da Turma da Mônica com nanismo
26 Outubro, 2022 por Equipe IOKNo “Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo” o Olga Kos participou do lançamento do livro ilustrado da Turma da Mônica, “Nosso Amigo com Nanismo”.
A instituição articulou para que o participante Gabriel Lucas Batista da Costa tivesse a experiência de estar presencialmente com os personagens em quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções, sobretudo com o personagem Bernardo, inspirado na história real de um menino de Caxias do Sul (RS) que tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo, doença genética que afeta o crescimento normal dos ossos, resultando em um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de toda a população, conforme nota de divulgação do evento.
Gabriel Lucas Bastista de 09 anos, disparou “ele é igual a mim” quando viu na televisão pela primeira vez o Bernardo, segundo a sua mãe, Adriana Cristina Marinho da Costa, que compartilhou: “todos chamam o Gabriel de pequenininho, de bebezinho, mas ele entende que não é mais um bebezinho, tanto que sempre responde: as pessoas precisam entender que não sou pequeninho e sim que a mente delas é pequeninha”.
Para a vice-presidente do instituto, Olga Kos, presente no lançamento, este encontro reforça a importância da representatividade: “todos precisam ter o sentimento de pertencimento”. Já o presidente, Wolf Kos, destacou que “é preciso retratar a realidade e ao mesmo tempo despertar a consciência”.
O objetivo do livro lançado pela Mauricio de Sousa Produções e pela editora Culturama é justamente conscientizar já que crianças e adolescentes com nanismo constantemente são alvo de bullying, embora a mãe do Bernardo da vida real que inspirou o personagem em quadrinhos tenha relatado em entrevista para a Folha de S. Paulo que o livro não foi motivado por nenhum episódio de bullying.
A história do livro “Nosso amigo com nanismo” provoca a reflexão dos pequenos com a seguinte narrativa: no primeiro dia de aula do Bernardo, acontece o encontro entre a turminha Mônica, Cebolinha, Magali, e os outros amiguinhos da Escola Limoeira. Logo, surge o questionamento quanto a baixa estatura de Bernardo. Neste contexto, somos levados ao entendimento de que o caminho para uma sociedade inclusiva é o conhecimento e a informação.
Somos todos diferentes: "Ser diferente é normal".