As atividades envolveram 100 participantes, boa parte deles com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down.

A turma do projeto “Taekwondo VI: Inclusão pelo Esporte” será graduada após cerca de um ano de oficinas do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). “Esse grupo evoluiu muito, tanto no que diz respeito à filosofia e à técnica da arte marcial, quanto no relacionamento interpessoal”, diz a educadora física Graziela Sarmento, assistente de coordenação do IOK. “Graças às oficinas, esses participantes puderam desenvolver a sensibilidade de entender as outras formas que o corpo tem de se comunicar com o outro e consigo mesmo”. 

Para comemorar o encerramento, será realizada uma apresentação de taekwondo no dia 29 de junho, às 9h30, no Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade (LACE), na Rua Cassiano dos Santos, 226, em São Paulo. “O encerramento vai marcar mais uma etapa conquistada rumo à inclusão cultural!”, diz Graziela. No evento, os aprendizes serão avaliados para a troca de faixa e receberão os certificados de participação.

 O projeto “Taekwondo VI: Inclusão pelo Esporte” é aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. As atividades têm como objetivo estimular, manter e ampliar a capacidade funcional dos participantes. O projeto também integra pessoas com acesso reduzido a oportunidades, uma vez que abre 20% das vagas para pessoas sem deficiência intelectual, residentes das comunidades carentes próximas aos locais onde o projeto é desenvolvido. 

Serviço

Encerramento do Projeto Taekwondo VI: Inclusão pelo Esporte

Data: 29/06/2016

Local: Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade (LACE) — Jd Clipper — São Paulo

Horário: 9h30