O Instituto Olga Kos de Inclusão, realizou na última quarta-feira (26), a apresentação de encerramento do projeto Bumba Meu Boi, no Centro Cultural da Juventude Ruth Moreira em São Paulo. Teve como objetivo fomentar a produção cultural, difundir e valorizar a contribuição de pessoas com deficiência, promovendo assim o seu reconhecimento dentro da comunidade e de toda a sociedade.

O evento de encerramento aconteceu em formato de espetáculo de música, dança e arte na cidade de São Paulo, com entrada gratuita e contou com a presença de 150 pessoas, sendo eles familiares, instrutores e participantes.

A apresentação contou a história fantástica da morte do Boi Bumba, que é um patrimônio imaterial do folclore brasileiro. Os próprios participantes e instrutores do projeto produziram músicas autorais com a temática do espetáculo, que mobilizou um trabalho coletivo entre pessoas com e sem deficiência.



O projeto foi dividido em grupos que participaram de oficinas com músicas, danças e artes plásticas para construção de adereços e instrumentos a serem utilizados na apresentação final, assim como o boi, feito de forma manual. 

“Esse encerramento foi emocionante, fiquei com os olhos cheio de lágrimas em vários momentos. Foi sensacional ver o meu filho empenhado em dar o seu melhor na apresentação”, disse a Fátima Moreira, mãe do beneficiário Rodrigo.