A presidência do Instituto Olga Kos de Inclusão, juntamente com a coordenação do departamento responsável pela produção científica da instituição, esteve em Brasília, na Câmara dos Deputados, para uma programação totalmente voltada para pessoas com deficiência.

A instituição recebeu o anúncio de que o deputado federal Antônio Brito, líder do PSD na Câmara dos Deputados, encaminhou um projeto de lei para criar uma métrica, desde que reconhecida pelo INMETRO, para medir a inclusão no mercado de trabalho. 

Em discurso, a presidência do Olga enfatizou que o país tem uma cultura de leis que “não pegam” e que o empenho do Olga é romper com esta tradição.

O presidente do Olga, Wolf Kos, junto à vice-presidente, Olga Kos, e à coordenadora do departamento de pesquisa, Natália Monaco, ainda estiveram presentes no dia dedicado à pauta do autismo na Câmara dos Deputados, que começou com uma audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Um dos temas centrais foi o cancelamento do plano de saúde de pessoas com autismo pela Unimed Nacional.



A convite do deputado Felipe Becari do União Brasil, autoridades do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, autistas, mães, pais e instituições do terceiro setor que defendem os direitos das pessoas com deficiência estiveram presentes e ainda prestigiaram o Lançamento da Frente Parlamentar de Proteção às Pessoas Autistas da Câmara dos Deputados.

Dentre os motivos a serem celebrados, está a formação não partidária em favor da causa, ou seja, a adesão, em média, de 300 parlamentares à Comissão a Frente Parlamentar.

É importante destacar que o poder legislativo tem, basicamente, três atribuições: a representação do povo brasileiro, a legislação sobre os assuntos de interesse nacional e a fiscalização a aplicação dos recursos públicos. 

Sendo assim, é crucial que o terceiro setor esteja presente neste espaço para apresentar as suas pautas com foco na realidade de diversas comunidades, dentre elas as pessoas com deficiência, a qual foram o foco da agenda deste dia.