A exposição ‘Ensaios de Inclusão’ que aconteceu no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado – MAB-FAAP, reuniu aproximadamente 60 pessoas entre artistas e participantes. O evento que também contou com a presença da vice-presidente do Instituto Olga Kos, Olga Kos, celebrou os 14 anos das oficinas do Instituto. A mostra reuniu 07 obras de grandes artistas contemporâneos como Caciporé Torres,  Claudio Tozzi, Eduardo Iglesias, Gustavo Rosa, Inos Corradin, Ivald Granato e Marysia Portinari, ao lado de outras 14 releituras feitas por artistas com deficiência que já passaram pelas oficinas de artes do IOK.

A escolha da curadoria, uma homenagem em memória ao artista Eduardo Iglesias, foi realizada no vão central e os convidados puderam prestigiar a obra deste conceituado pintor, desenhista e gravador.

Segundo a responsável pela curadoria, Camilla Kury, o projeto foi pensado com a exposição de algumas obras da sala especial do Instituto Olga Kos que estiveram presentes na Segunda Bienal das Artes ocorrida (em 2018) em Brasília.

Seguindo esta proposta, cada obra de um artista apresentou duas releituras feitas pelos alunos-artistas das oficinas do IOK. “As releituras foram feitas a partir das oficinas planejadas visando extrair o elemento central, de comunicação da poética do artista, que seria o que o artista pretende expressar”, explicou Kury.

Já a responsável pelo Departamento de Artes do IOK, Silvia Liz, salientou que “o processo pedagógico do Instituto busca a dinâmica entre o sentir, o pensar e o agir. Promovendo, ainda, a interação entre saber e prática relacionados à história e à técnica de cada artista que possibilita uma relação ensino/aprendizagem, de forma efetiva, a partir de experiências vividas, múltiplas e diversas. Além das obras artísticas, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural colabora para a descoberta de seres humanos mais plenos”.

Segundo a Diretora Administrativa do MAB, Fernanda Celidonio, “a parceria que temos com o IOK desde 2017 é muito importante, pois atua nos dois setores alvos da Fundação Armando Alvares Penteado: educação e cultura. Além disso, o processo de inclusão se mostra não apenas necessário, mas enriquecedor para nossos alunos e para o público visitante”.


Lançamento do box

Durante o evento ainda aconteceu o lançamento oficial de um box de livros com trabalhos acadêmicos desenvolvidos por profissionais do Instituto Olga Kos (IOK)

A publicação conta com cinco volumes que abordam a inclusão cultural e social de pessoas com ou sem deficiência física. Um dos autores participantes do projeto, o pesquisador e psicólogo Luan Tremante Espósito Pinheiro, autor do livro “Relações entre Funcionalidade e Inteligência”, definiu sua participação como “uma grande confraternização entre amigos e colegas de trabalho”.  Surpreso com o número de pessoas presentes, o jovem pesquisador disse que tentou escrever algo único para cada pessoa e que seu livro é um convite para que todos participem e escrevam para o Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento do IOK. Ele ressaltou que a equipe do Departamento está disponível para coorientar trabalhos de conclusão de curso e monografias. Vale ressaltar que, tanto Pinheiro quanto os demais membros desta área do Instituto, são mestres e doutores que atuam na elaboração e divulgação (inclusive para pessoas leigas) de instrumentos avaliativos relacionados aos temas ‘funcionalidade e inteligência’.

O pesquisador acrescentou ainda que, como autor, sentiu-se reconhecido, e como profissional, valorizado.

Maria Cícera Alves da Silva, mãe da aluna participante do IOK, Senielly Costa da Silva, de 26 anos, compartilhou que sentiu o mesmo diante do acolhimento proporcionado à sua filha pelo Instituto. “Fiquei encantada com a presença da intérprete de libras. Esta iniciativa é um exemplo do quanto pequenos gestos demonstram essa valorização.”

Outra observação foi feita por Cleide Aparecida M. de Pontes, mãe do aluno Romeu Atilho de Pontes, diagnosticado com Síndrome de Down, que compartilhou sua emoção ao participar do evento. “Enfrentamos alguns desafios e parecia que não chegaríamos nunca no local do evento devido às fortes chuvas, mas quando chegamos, a emoção foi dobrada e ficamos sem palavras ao ver a fotografia do meu filho no livro, uma experiência única”. Cleide ainda acrescentou que “é muito bom estar em um local e não ser discriminado, ao contrário, ser amado”.

Sobre o projeto editorial, a coordenadora do Departamento de Pesquisas do IOK, e também autora, Natália Monaco, acrescentou; “este box possibilita, cada vez mais, que pessoas com pouco e nenhum acesso à cultura científica possam receber este material de forma gratuita e acessível, para compreensão do que é a inclusão e de como ela é monitorada, medida e avaliada. Há até pouco tempo, um material como este, em formato físico e acessível, não estaria disponível para a população com deficiência, contudo, hoje é possível entregá-lo em mãos, sanar dúvidas e estar junto das pessoas que mais precisam de informações científicas”.


Leia também: https://www.faap.br/noticia/mab-faap-recebe-a-exposicao-ensaios-de-inclusao-realizada-pelo-instituto-olga-kos-de-inclusao-cultural/1149

Saiba mais: https://institutoolgakos.org.br/projeto/ensaios-de-inclusao/