Você sabia que desde 2007 o Instituto Olga Kos atua com maestria na inclusão de pessoas com deficiência, tanto intelectual quanto física? Sim. Ele desenvolve projetos artísticos e esportivos aprovados em leis de incentivo fiscal e parte das vagas é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde são realizadas as oficinas. 

Em 15 anos de trabalho, mais de 20 mil pessoas participaram dos projetos, formando mais de 1.200 turmas em mais de 100 instituições parceiras.

Nas oficinas de esportes, os principais objetivos são o incentivo à prática esportiva, estímulo ao desenvolvimento motor e melhoria na qualidade de vida. Já nas oficinas de artes é divulgada a diversidade cultural e artística de nosso país, incentivando o exercício da arte e a ampliação dos canais de comunicação e expressão dos participantes. Desde de 2015 é responsável pela realização da maior corrida inclusiva de São Paulo, sendo duas edições anuais que concentram 15 mil corredores.

E tem mais! O IOK ainda visa a ampliação do acesso à cultura aos atendidos, na medida em que organiza visitas a teatros e museus, além de desenvolver a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão ao mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais. 

organização também conta com um departamento de Pesquisas e Desenvolvimento, formado por mestres e doutores e que mensuram a inclusão de pessoas com deficiência. A aplicação de testes é feita nas oficinas, a fim de contemplar contextos governamentais e corporativos.

Uma das iniciativas do departamento é Índice Nacional de Inclusão Olga Kos para Pessoas com Deficiência (INIOK_PCD), instrumento inédito no país, que está sendo desenvolvido pelo Instituto desde 2019 e busca analisar a condição de inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, bem como identificar as variáveis que compõem a inclusão deste público, para fundamentar a formulação e o monitoramento eficiente de políticas públicas.

Ficou interessado em nossos projetos? Então faça parte de nossa rede de inclusão e ajude a melhorar a vida de dezenas de pessoas. 

A sua doação pode ser via:

PIX – 08745680000184

Favorecido: Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural

Banco do Brasil

Agência: 6998-1

Conta Corrente: 10.271-7

CNPJ: 08.745.680.0001-84

Banco Bradesco 237

Agência: 3395-2

Conta Corrente: 115.306-4

CNPJ: 08.745.680/0001-84