Em todos os projetos do Instituto Olga Kos, os beneficiários têm a oportunidade de usufruir de diversos ritmos ou elementos que compõem as oficinas, e fica a cargo dos instrutores avaliar se esses recursos estão sendo utilizados com bom aproveitamento.

No caso do projeto Capoeira - Jogo da Inclusão, a Psicóloga Claudete Di Mambro, que acompanhou as oficinas, percebeu que durante todo o projeto a música foi muito positiva e motivadora para instrutores e participantes. “Depois de ter passado por oficinas de Karatê e Taekwondo, tive uma nova experiência. No começo, o desafio foi trabalhar com a música, instrumentos musicais e a dança. Tudo ao mesmo tempo. O aprendizado não foi só dos participantes, mas meu também”, refletiu.

Claudete também destaca que ao longo do processo conseguiu agregar conhecimento sobre a cultura afro-brasileira. “Tentei aprender a tocar um instrumento e me permiti caminhar em outras formas lúdicas e avaliações. Uma oficina, por ser a primeira na modalidade, trouxe muita motivação para continuar a fazer parte de todo esse processo, tanto eu quanto eles. O resultado final foi bem positivo e percebido no evento de troca de corda”, revela.

Sobre o projeto

O processo de aprendizagem do projeto ofereceu oficinas de capoeira para pessoas com e sem deficiência e em vulnerabilidade social. Fomentando a prática esportiva como ferramenta de inclusão social; valorizando as pessoas em idade de formação no que se refere a convivência, relações sociais e consciência ética.

O público alvo consistiu em crianças e jovens de 07 a 17 anos e 11 meses, com e sem deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Os participantes foram divididos em 02 turmas, cada uma delas com 15 participantes, totalizando 30 atendidos. Para cada turma foram oferecidas 02 (duas) oficinas semanais com duração de 01 (uma) hora cada.

Curiosidades dobre a capoeira

A capoeira tem sua história diretamente ligada à escravidão no Brasil, pois foi criada pelos escravizados africanos. É uma luta que tem como principal característica os movimentos corporais de forma ágil, e é marcada pela dança e musicalidade.

No dia 3 de agosto, é comemorado o Dia do Capoeirista. A data foi criada pelo governo de São Paulo em 1985 para homenagear todos os adeptos à modalidade.