De forma lúdica e participativa, profissionais de dança podem trabalhar e desenvolver criatividade corporal e emocional de jovens trazendo benefícios a sua saúde física, mental, social e familiar. Esses objetivos vão de encontro ao projeto “Corpo e Inclusão”, que vem sendo captado via Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Condeca, e pretende atender jovens entre 7 e 17 anos durante 10 meses.

O projeto é de responsabilidade do Instituto Olga Kos, referência em inclusão social em São Paulo, e tem como objetivo incluir pessoas com e sem deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas de dança. Ao término da execução das oficinas, com duas horas de duração, todo o conteúdo produzido pelos participantes será mostrado numa apresentação específica de dança.


A dança é uma arte universal altamente inclusiva que toca profundamente tanto quem dança como quem assiste, sem limites de sexo, cor ou idade. Ela mobiliza simultaneamente inúmeras aptidões e competências de forma lúdica e natural.

O que é o Condeca e como as empresas podem ajudar?

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente financia e desenvolve projetos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FEDCA) é formado com recursos especiais para o atendimento deste público. Em São Paulo, é administrado pelo Condeca-SP.

Pessoa Jurídica: todas as empresas tributadas pelo lucro real podem deduzir as contribuições feitas ao FIA em até 1% do Imposto de Renda Devido (no mês, trimestre ou ano).

Pessoa Física: todo cidadão contribuinte pode colaborar com a política dos direitos das Crianças e do Adolescente, doado 6% do imposto devido (Desde que faça por formulário Completo).

Sobre o Instituto Olga Kos 

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos que desenvolve projetos artísticos e esportivos aprovados em leis de incentivo fiscal para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Conheça mais o IOK: https://linktr.ee/InstitutoOlgaKos.