A corrida de rua e seus benefícios que salvam vidas
13 Maio, 2025 por Equipe IOKAs corridas de rua inclusivas estão se tornando cada vez mais populares e são uma ótima maneira de promover a diversidade e a acessibilidade no mundo dos esportes.
Essas provas são planejadas para que pessoas de todas as idades, habilidades e condições físicas possam participar e se divertir. O objetivo é criar um ambiente acolhedor, onde todos se sintam bem-vindos, independentemente de suas limitações.
O Instituto Olga realiza atualmente sete provas, sendo duas em Brasília, duas na cidade do Rio de Janeiro e três na cidade de São Paulo, sendo que a versão carioca é a maior corrida de causa estadual, detendo o recorde de 12 mil participantes no dia 6 de abril; e a edição paulistana é a maior corrida de causa em âmbito nacional, com 20 mil pessoas inscritas, em 30 de março, ambas realizadas este ano.
Todas elas oferecem opções para pessoas com deficiência intelectual e até mesmo para quem tem dificuldades motoras. Isso significa que todos podem encontrar uma forma de participar, seja correndo, caminhando ou utilizando equipamentos adaptados. Ao reunir pessoas com diferentes histórias e experiências, elas criam laços entre os participantes e incentivam a troca de apoio e amizade.
Bruna Coelho é um exemplo! Ela é corredora das provas do Instituto e CEO do maior clube feminino de corrida do Brasil, o Divas que Correm. Desde 2013, ela tem liderado um movimento que inspira e motiva mulheres de diversos estados a superarem desafios e alcançarem seus objetivos através da corrida.
“A corrida de rua mudou a minha vida, e não é força de expressão! Quando recebi o diagnóstico da minha cardiopatia, eu podia ter parado tudo. Mas escolhi o movimento. Escolhi viver! E foi correndo, mesmo com um coração limitado e um corpo em recuperação, que encontrei força, fé, propósito e muitas pessoas incríveis ao meu lado”.
Bruna também salienta que correr vai muito além de saúde física. É sobre saúde mental, autoestima e superação. “Não é terapia mas é terapêutico, é liberdade, é recomeço. E mais, ela me deu uma missão, incentivar outras mulheres a colocarem o tênis e se encontrarem também nesse caminho de cura, acolhimento e amor próprio”, finaliza.
As corridas de rua inclusivas não são apenas sobre competição; elas são sobre celebrar a diversidade e mostrar que o esporte pode ser um espaço para todos. Venha fazer parte e abrace a nossa causa. Faça a sua inscrição nas corridas do Olga SP, RJ ou DF: