O Instituto Olga Kos (IOK) realizou nesta quarta-feira (13/04), na sede da A Alternativa – Associação de Assistência ao Excepcional, em São Paulo, roda de conversa entre a artista Mary Carmem e os beneficiários da instituição. As duas entidades desenvolvem projetos em parceria há mais de 10 anos, com o foco em atender pessoas com deficiência e que estão em situação de vulnerabilidade social.

A assistente social da Alternativa, Maria Aparecida Bonato, ponderou que a instituição já trabalha com oficinas de artesanato, o que permite que a cada atividade, o participante tenha uma produção diferente e pratique a criatividade. Para ela a parceria com IOK reforça esses objetivos, sobretudo porque ao término dos projetos, o Instituto Olga Kos promove exposições, este é um de seus grandes diferenciais.

Quem acompanha o trabalho da escultora Mary Carmem sabe que ela confecciona obras de metal e mármore com o objetivo de transformar rigidez em poesia, leveza, técnica que ela defende ser possível aplicar em todas as áreas da vida: “ a possibilidade de transformar  um material duro em algo suave é adaptável a qualquer cenário na vida. Em uma das minhas últimas produções eu trabalhei com pedras, simbolizando as pedras que encontramos pelo caminho, que não é uma e nem apenas duas, não é apenas a pandemia ou a guerra, encontramos diversas pedras pelo caminho. Visualizando a pedra, percebi o encanto que tem a pedra, a curiosidade. Cada uma tem a sua característica, a sua beleza, a sua singularidade. Um dos grandes desafios é a transformação dessa pedra que as vezes está no nosso caminho, no nosso interior em algo mais suave… Em um dia nublado, colocar um sol dentro do coração”.

A artista ainda defende que a arte deve ser para todos “do contrário não faz sentido” e ao falar de inclusão destaca que: “a arte só tem valor se for para todos e se for visualizada”.

Uma vez ouvi de uma pessoa: “nunca imaginei que o metal dançasse”, acrescenta a artista ao concluir o seu raciocínio sobre a relação dureza versus leveza.

 Mary Carmem Matias- A arte da leveza

Este projeto do IOK propõe a reflexão e retrospectiva sobre o percurso do trabalho da artista Mary Carmen Matias, a fim de promover a escultura, a pintura e a arte, contribuindo para o acesso da sociedade aos bens artísticos nacionais por meio de um livro sobre sua vida e trajetória artística (produto principal). Além disso, contempla exposição com obras da artista (produto secundário) e oferece também, como contrapartida social, uma ação com oficinas de arte e capacitação para arte-educadores, com base na obra da artista e na arte como meio de inclusão cultural para pessoas com e sem deficiência em vulnerabilidade social.