A capoeira, uma expressão cultural rica que combina arte marcial, dança, música e jogo, tem raízes profundas na história do Brasil. Originária dos tempos da escravidão, ela cresceu como forma de autodefesa, de expressão vibrante e uma ferramenta poderosa para promover inclusão e empoderamento. O Instituto Olga, líder em iniciativas inclusivas, apresenta o projeto "Ao Som do Gingado – Capoeira e Inclusão", trazendo a magia da capoeira para 144 pessoas com e sem deficiência e/ou vulnerabilidade social, a partir dos 07 anos de idade no município de São Paulo e transformando vidas no processo.

"Ao Som do Gingado" é mais do que um programa de capoeira; é uma jornada de descoberta e aceitação. Por meio desse esporte, os participantes encontram um espaço onde suas habilidades são celebradas e suas limitações desaparecem. A capoeira oferece uma oportunidade única para desenvolver coordenação, equilíbrio e força, ao mesmo tempo que estimula a criatividade e a confiança.

O projeto ensina os movimentos graciosos e acrobacias envolventes da capoeira e celebra a rica herança cultural que a acompanha. As atividades são conduzidas por mestres habilidosos que não só compartilham a técnica, mas também a história e a filosofia por trás dessa arte única. Além disso, o projeto proporciona uma experiência social enriquecedora, criando um senso de comunidade e apoio entre os participantes.

"A capoeira é uma ponte que conecta pessoas de todas as origens e habilidades. No 'Ao Som do Gingado', não apenas ensinamos os movimentos, mas também promovemos autoconfiança, resiliência e aceitação. É uma celebração da diversidade e da inclusão”, disse a Coordenadora do Departamento de Esportes, Crystiane Souza.

As oficinas são oferecidas gratuitamente e proporcionam um espaço seguro e acolhedor para explorar os ritmos envolventes e os movimentos graciosos da capoeira. Este programa excepcional exemplifica o compromisso do Instituto Olga em criar oportunidades iguais para todos, celebrando a diversidade e promovendo a aceitação em nossa comunidade.