O projeto “Impressões”, do Instituto Olga, tem como objetivo promover atividades ligadas à promoção da arte e da cultura por meio de oficinas de gravuras com carimbo e estamparia, com foco na inclusão social e em ações preventivas à vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, com e sem deficiência, no município de São Paulo. Esta iniciativa está iluminando caminhos para a criatividade, proporcionando aos participantes uma plataforma para expressar suas emoções, ideias e imaginação de maneiras únicas e significativas.

O "Impressões" é sobre a aplicação de pincéis em telas e uma jornada artística que desperta a criatividade e estimula a mente. A pintura é mais do que cores e formas, é uma linguagem universal que permite que pessoas com e sem deficiência se expressem de maneira não verbal, transcendo as barreiras da comunicação tradicional. Ao mergulharem nas tintas e nas telas, os participantes encontram um meio de autoexpressão, construindo pontes entre suas experiências e o mundo exterior.



A prática regular da pintura no "Impressões" está provando ser uma ferramenta terapêutica poderosa. Estimula a criatividade, a cognição,concentração e a coordenação motora. Além disso, a pintura oferece um espaço seguro para explorar sentimentos complexos, promovendo a autoaceitação e a autoestima.

Além dos benefícios terapêuticos, o projeto cria um espaço inclusivo onde as habilidades e talentos dos participantes são celebrados. As obras de arte criadas são testemunhos da criatividade e da resiliência humanas. Essas pinturas estão se transformando em pontes de compreensão, mostrando ao mundo a riqueza interior e a diversidade de perspectivas desses participantes.