Os Jogos Parapan-Americanos de 2023, reconhecidos oficialmente como a VII edição do evento, e popularmente designados como Parapan de Santiago 2023, são reconhecidos como um expressivo encontro multiesportivo internacional dedicado a atletas com deficiências. Este evento foi celebrado seguindo a tradição dos Jogos Parapan-Americanos, sob a coordenação do Comitê Paralímpico das Américas.

O evento ocorreu de 17 a 26 de novembro de 2023, em Santiago, Chile. Foram disputados 17 esportes, com um total de 343 eventos. O Brasil foi o país mais bem-sucedido, com 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes, totalizando 343 medalhas, seguido pelos Estados Unidos, com 129 medalhas, e México, com 113 medalhas.

Nesta edição, o Instituto Olga, associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos científicos, artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência, teve destacada participação. Representando o Olga, os atletas Mônica Rocha e Márcio Glaber demonstraram notável desempenho nas modalidades de taekwondo e karatê, respectivamente. É importante destacar que os dois iniciaram como participantes das oficinas do Olga e hoje atuam como instrutores nas oficinas, sendo faixa preta em suas modalidades. 




Márcio Glaber, também diagnosticado com a trissomia 21, iniciou seus treinamentos no karatê em 2009 no mesmo Instituto, graduando-se faixa preta em 2015 e atualmente atuando como instrutor de projetos esportivos no CEU Quinta do Sol, e representou o comprometimento, a habilidade dos atletas do instituto.

As apresentações dos atletas ocorreram na Casa Brasil, espaço exclusivo da cidade de São Paulo, localizado no Parque Araucano, bairro Los Condes, região metropolitana de Santiago, Chile. As participações de Mônica Rocha e Márcio Glaber aconteceram nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Esta ação nos Jogos ParaPan foi possível por meio da iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, sob a liderança de Silvia Grecco, que levou uma comitiva ao evento. O Instituto Olga Kos, para além das fronteiras institucionais, reitera no Parapan seu compromisso com a inclusão, acessibilidade e o impacto social que transcende as limitações, contribuindo para uma sociedade mais justa e acolhedora.