Conhecimento, reflexão e inclusão! Podemos com essas palavras definir na prática a exposição da cultura por meio da pintura, fotografia, escultura e colagem. O Instituto Olga Kos (IOK) em conclusão de mais um projeto educativo de artes proporcionará entre os dias 4 e 15 de julho, no Centro Cultural Santo Amaro (CCSA) a exposição ‘Cores e Pincéis – Arte para todos’.

No espaço estarão expostas as obras produzidas pelos beneficiários nas oficinas ao longo do projeto. Esse tipo de ação gera resultados que podem ser constatados com clareza e rapidez, proporcionando experiências incríveis de sucesso aos participantes para a construção de um autoconceito positivo, além da elevação da autoestima, bem como o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo e social.


“O projeto Cores e Pincéis trouxe ao cotidiano dos participantes uma nova perspectiva a respeito do que é arte e como ela está presente em nossas vidas, de diferentes maneiras. Durante as oficinas, eles experimentaram diversas técnicas e materiais, os quais possibilitaram a criação de desenhos, colagens e outras obras. No decorrer do processo, eles foram capazes de traduzir concretamente suas ideias, seus sentimentos e suas preferências. A cooperação e o respeito pelo outro pautaram todos os encontros, uma vez que foi criado um espaço de conversa e troca entre os participantes e a equipe, tornando possível que cada um se colocasse dentro do grupo, mantendo sua individualidade e, ao mesmo tempo, fazendo parte do todo. A finalização com a pintura das telas para a exposição foi o ponto alto do nosso trabalho, uma vez que eles nunca haviam participado desse tipo de experiência e ficaram muito entusiasmados. Apesar das telas não traduzirem tudo o que foi vivido nas oficinas, elas conseguem mostrar um recorte do que foi mais importante para o grupo.”

Cristina Machado / Pedagoga, participante do projeto

O projeto ‘Cores e Pinceis – Artes para todos’ foi desenvolvido em parceria com Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da zona sul de São Paulo.

Serviço

Exposição: ‘Cores e Pincéis – Arte para todos’

Dia: 4 a 15 de julho – terça a domingo

Horário: das 10h às 22h

Local: Centro Cultural de Santo Amaro – CCSA

Endereço: Avenida João Dias, nº 822 – Santo Amaro