Tendo iniciado em setembro deste ano, o projeto Boca de Cena é mais um projeto do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, que promove eventos culturais e esportivos para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social desde 2007. Esta oficina possui como intuito a realização de uma apresentação teatral com cenas criadas em aulas e workshops.

Dentre os participantes, estão beneficiários do Instituto Olga Kos com e sem deficiência. A partir destas oficinas de teatro, pretende-se fomentar a produção cultural, difundir e valorizar a contribuição destas pessoas, promovendo assim o seu reconhecimento dentro da comunidade e de toda a sociedade.



Segundo Martha Guijarro, instrutora de teatro da oficina, os beneficiários já se mostram muito envolvidos com este projeto desde seu início. “Primeiro usamos nosso tempo para conhecermos uns aos outros, a partir de dinâmicas propostas pela pedagoga e pela psicóloga que nos acompanham. E neste processo, eles têm se mostrado muito generosos e interessados, sendo propositivos e já fazendo algumas cenas. O entusiasmo é muito bonito”.

Além disso, o projeto também auxilia no desenvolvimento de muitas práticas, de acordo com Martha. “A linguagem é teatro, mas o teatro é muito completo. Todas as outras linguagens artísticas fazem parte da linguagem teatral. A música, a dança, artes visuais, plásticas, a palavra em si, a literatura, o audiovisual. Neste começo estamos conhecendo as características de cada grupo e cada indivíduo. E por este caminho conseguimos traze-los cada vez mais para este universo”, finaliza.