Instituto Olga Kos divulga resultados do América Inclusiva

Projeto implementou ações e estimulou iniciativas, com vários atores da sociedade civil, em prol da inclusão de pessoas com deficiência

O Projeto América Inclusiva, como o nome sugere, tem o objetivo de trabalhar pela inclusão da América Latina, neste caso, sob a pauta específica das pessoas com deficiência. Dentre os nove países envolvidos, o Brasil foi representado pelo Instituto Olga Kos (IOK), sendo o mote do projeto atuar na elaboração, desenvolvimento e implementação efetiva de iniciativas que favoreçam a inclusão laboral de pessoas com deficiência e atuação nas políticas públicas.

Tendo como base dois artigos elaborados pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiência, que têm como pressupostos igualdade/não discriminação (artigo 5º) e trabalho/emprego (artigo 27); as iniciativas decorrentes do projeto visam, através de ações diversas, criar instrumentos e favorecer práticas que permitam a efetivação de tais demandas. Partindo destas premissas, o IOK, em conjunto com a Fundación Saraki, atuou, através de sua equipe multidisciplinar, em um trabalho que começou em dezembro de 2021 e foi finalizado em julho de 2022. 

Entregas do América Inclusiva contemplam desde aulas virtuais até Comitê da Diversidade

O projeto teve ao todo cinco entregas. A primeira teve como objetivo a difusão de um curso de capacitação virtual para membros da sociedade civil e dos setores público e privado. Já a segunda, envolveu a alimentação de um dashboard, a partir da identificação e envio de fontes de informações públicas para o Painel de pelo menos 5 indicadores que formam o artigo 27 da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). A terceira, foi pautada pelo tema de Incidência Política, com a formação inicial que teve como objetivo orientar os participantes a respeito de como levar pautas relevantes para incidir politicamente e de forma efetiva. E, a entrega resumia-se na realização de três incidência políticas, sendo estas realizadas por meio da capacitação de docentes de Osasco, cidade da grande São Paulo; webinário nacional sobre o Transtorno do Espectro Autista; e uma série de encontros que, além de envolver o Comitê da Diversidade, resultou na elaboração de uma carta-compromisso que foi encaminhada para quatro autoridades que lidam com temas relacionados a pessoas com deficiência.  A quarta entrega, que resultou no Informe Sombra, teve o apoio de uma equipe de pesquisadores que trabalhou para elaborar, finalizar e submeter a versão final do documento para a ONU. Por fim, a quinta e última entrega envolveu membros de Organizações da Sociedade Civil (OSC) no aprendizado da Tabela de Inclusão (Tablero I) através de uma plataforma de educação virtual. Para saber mais sobre o Projeto América Inclusiva e os demais projetos que o fundamentam acesse https://www.saraki.org/americainclusiva.

É importante destacar que a Fundación Saraki entregou documento que atesta a participação e cumprimento de responsabilidades frente as cinco entregas do projeto.