27 de agosto de 2021

MIS realiza exposição de Rogério Reis baseada em projeto de inclusão desenvolvido pelo IOK

Também haverá trabalhos produzidos por participantes das oficinas e lançamento do livro Olho Nu sobre a vida e obra do artista

O estímulo de processos criativos tendo como foco principal a fotografia foi o fator principal para viabilizar o projeto “Registros da Inclusão”, realizado pelo Instituto Olga Kos (IOK) em parceria com o renomado fotógrafo e jornalista, Rogério Reis. O resultado deste trabalho poderá ser conferido em exposição no MIS (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), que foi aberta no dia 01/09 e ficará disponível para visitação até 15/09, mas prorrogada para 03/10. A entrada para o público é gratuita.

Os admiradores da arte, especialmente da fotografia, terão a oportunidade de conferir trabalhos importantes de Rogério Reis, entre eles da série ‘Na Lona’, que serviu de inspiração para os ensaios fotográficos realizados com os participantes das oficinas do IOK.  

Ao todo, estarão expostas cerca de 26 fotografias no Espaço Expositivo Térreo do MIS, sendo 12 de trabalhos do artista (acervo que foi doado ao Instituto Olga Kos), e outros 14 desenvolvidos em oficinas inspiradas em trabalhos de Reis, realizadas com beneficiários da iniciativa.

     

“Esta ação proporcionou uma oportunidade incrível de os participantes das oficinas poderem vivenciar diferentes técnicas de fotografia inspiradas no trabalho de uma pessoa que é referência. E o resultado é algo instigante que poderá ser conferido na exposição”, disse a coordenadora do Departamento de Artes do IOK, Silvia Liz.

Oficinas – As oficinas foram ministradas por fotógrafos do IOK, que mergulharam nos trabalhos de Rogério Reis e desenvolveram diferentes temas e técnicas com os participantes. As atividades foram realizadas de forma presencial na Alternativa – Associação de Assistência ao Excepcional, no Brooklin, e também de maneira virtual com jovens e adultos com e sem deficiência, bem como pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Estou muito orgulhoso em participar desse projeto e impressionado com o desenvolvimento dos participantes”, disse Rogério Reis durante participação em uma das oficinas online. Na oportunidade, o profissional interagiu com os beneficiários e deu dicas gerais sobre fotografia.

Lançamento do livro – O projeto também contempla a publicação do livro “Olho Nu – Rogério Reis” editado e publicado pelo Instituto Olga Kos, que será lançado na exposição (R$ 100,00). O livro aborda de maneira muito rica a vida, obra e trajetória artística do fotógrafo com enfoque retrospectivo.

Além de dezenas de fotos, em preto e branco, o livro traz para o leitor uma conversa cheia de curiosidades do artista com alguns de seus amigos, realizada em dezembro de 2020. Integram a lista João Farkas (fotógrafo), Mayara Rodrigues (artista e professora), Eduardo Simões (fotógrafo), Rosental Alves (jornalista e professor), Ana Mauad (historiadora) e Maurício Lissovsky (historiador).             

Serviço:
Rogério Reis – Registros da Inclusão
Abertura da Exposição e Lançamento do Livro “Olho Nu – Rogério Reis”
Data: 01/09     
Período expositivo – 02 a 15/09 – Prorrogada para dia 03/10.
Entrada: gratuita
Terça a Sábado – 11h às 19h
Domingos e Feriados – 12h às 18h
MIS – Museu da Imagem e do Som – avenida Europa, 158, Jd. Europa