24 de setembro de 2021

Instituto Olga Kos realiza eventos esportivos inclusivos neste fim de semana em SP

Festival da Inclusão e I Corrida Kids pela Inclusão acontecem neste sábado (25) e domingo (26) e visam conscientizar sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência  

O mês de setembro é de extrema importância para o Instituto Olga Kos (IOK), já que a conscientização sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência ocorre em 21/09. E para marcar a data especial, o IOK tem programado dois eventos esportivos importantes, em São Paulo, o Festival da Inclusão (sábado 25), voltado a participantes das oficinas de artes marciais e a I Corrida Kids pela Inclusão (domingo 26) aberta para crianças com idades entre 05 e 12 anos.

O Festival, idealizado para promover a integração entre pessoas, será aberto aos participantes das oficinas de karatê e taekwondo, com e sem deficiência, bem como em situação de vulnerabilidade social. O evento acontecerá no ginásio Mané Garrincha, na zona sul, das 10h às 13h, para público estimado de 500 pessoas.

A programação prevê desfile dos participantes das oficinas, demonstrações de treinamentos com beneficiários, instrutores e mestres das duas modalidades e distribuição de medalhas. Para deixar o evento mais especial haverá ainda apresentação de taikô, uma tradição japonesa com sonorização muito característica a partir de percussão feita com diferentes tambores.

A realização do Festival é do Ministério da Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social em parceria com o Instituto Olga Kos de Inclusão.

Corrida Kids – Responsável por uma das maiores e mais tradicionais corridas de rua de São Paulo, o IOK deu mais um importante passo na área esportiva com o lançamento da I Corrida Kids pela Inclusão, sendo essa a primeira atividade presencial da modalidade para esse público na cidade – dentro da retomada segura – obedecendo, porém, os protocolos de segurança. O evento, com patrocínio da SKY, Búfalo, Sakura, Baumer, e Aludyne, será realizado no dia 26 de setembro, no Parque das Bicicletas, localizado na Alameda Iraé, 35, em Moema – SP, das 7h às 12h.

Foram oferecidas 600 inscrições gratuitas (já encerradas) para crianças com idades entre 05 e 12 anos, com e sem deficiência, participantes ou não, dos projetos do Instituto, que deverão estar acompanhadas por um responsável devidamente vacinado contra a Covid-19. Os inscritos receberam kit contendo o número de inscrição no peito, tanto do corredor quanto do responsável, sacola, camiseta, squeeze e medalha.

A corrida será disputada em quatro categorias, sendo: 05 a 06 anos (100m), 07 a 08 anos (150m), 09 a 10 anos (250m) e 11 a 12 anos (500m). As largadas serão em pelotões respeitando o distanciamento social, e em séries de 7 atletas cada, em quantos pelotões forem necessários até que se passe para a próxima categoria.

Protocolo de segurança Covid-19 – Importante ressaltar que todos os participantes serão submetidos a aferição de temperatura e haverá a disponibilização de álcool em gel e máscara, além de controle de acesso somente dos participantes com devida identificação.

Sobre o IOK

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos (IOK) é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Também abre espaço para pessoas sem deficiência em vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e a inclusão.

Ao traçar sua rota, o IOK acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).

Os principais objetivos dos projetos são: estimular a autonomia e o desenvolvimento social da Pessoa com Deficiência por intermédio de suas práticas; melhorar a qualidade de vida, ampliar os canais de comunicação e expressão dos participantes e desenvolver valores como cooperação e solidariedade.