4 de março de 2021

Reflexões através do olhar de irmãos: Instituto Olga Kos realiza palestra sobre famílias de pessoas com deficiência

Os desafios da pessoa com deficiência criam um cenário cheio de nuances também para as pessoas que vivem em seu entorno. Afinal, como tratar quem tem necessidades específicas sem incorrer em diferentes níveis de capacitismo?

Foi pensando nessa questão que a empreendedora social Débora Golzvieg desenvolveu há seis anos o Projeto Irmãos, tema de uma palestra online e gratuita que o Instituto Olga Kos realizará às 19h desta quinta-feira (04/03).

Débora tem um irmão, David, que tem Síndrome de Down. A relação entre eles alicerçou a criação do Projeto Irmãos, focado no acolhimento de quem está no entorno das pessoas com deficiência.

“Sempre trabalhei com comunicação mas o Projeto foi um grande motor para me aproximar do mundo da inclusão”, relatou Débora. “A partir do momento em que os irmãos são ouvidos e sentem-se pertencentes ao contexto familiar, podem colaborar ativamente para o desenvolvimento do projeto de vida de seus irmãos com deficiência, além de serem fortes elos para formação da rede de apoio necessária em cada etapa dessa jornada”, completou.

Formada em propaganda e marketing e pós-graduada em práticas inclusivas e gestão das diferenças, Débora atuou em agências de publicidade, no terceiro setor e em entes públicos. Atualmente é coordenadora de relações institucionais na SMPED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida).

A palestra dela será realizada via aplicativo Zoom Meetings e faz parte do programa Expansão e Movimento, capacitação online realizada pelo Instituto Olga Kos. Inscrições podem ser feitas aqui: https://bit.ly/Expansao-Movimento-Inscricao