8 de outubro de 2018

Vernissage reúne alguns dos maiores artistas plásticos brasileiros da atualidade em noite inesquecível na Associação Paulista de Medicina

A exposição em cartaz até o dia 19 de outubro inclui obras de 22 artistas 

Foi para o evento e teve um click? Acesse: https://www.flickr.com/photos/artesiok/sets/72157701811464124

 Uma constelação de estrelas das artes plásticas brasileiras tomou conta da pinacoteca da Associação Paulista de Medicina. O espaço tradicional da cultura paulistana não recebeu apenas as obras de arte, mas a maioria dos artistas homenageados estavam presentes na abertura da exposição  “Da Arte e de 22 Artistas Brasileiros – Uma Antologia”,  resultado da parceria do Instituto Olga Kos (IOK) com os artistas que, nos últimos anos, participaram ativamente dos projetos do IOK para crianças e jovens com deficiência intelectual ou em situação de vulnerabilidade social. 

A mostra traz o registro de obras que foram doadas ao Instituto, ao longo de mais de dez anos. A reunião rara de craques das artes plásticas emocionou os anfitriões do evento: os doutores Wolf e Olga Kos, respectivamente, presidente e vice-presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). “É uma noite inesquecível e um privilégio pra nós do IOK ter ao nosso lado artistas consagrados da nossa cultura e parceiros solidários dos nossos projetos de inclusão. Só tenho que agradecer a todos eles”, comentou a Dra. Olga Kos, vice-presidente do Instituto. 

Participam da exposição nomes do quilate de Antonio Peticov, Caciporé Torres, Carlos Araújo, Célia Rachel RVK, Claudio Tozzi, Eduardo Iglesias, Emile Tuchband, Ermelindo Nardin, Gustavo Rosa, Inácio Rodrigues, Inos Corradin, Isabelle Tuchband, Ivald Granato,Marcelo Grassmann, Neto Sansone, Newton Mesquista,  Rubens Matuck, Sara Belz, Takashi Fukushima, Verena Malzen, Yugo Mabe e Yutaka Toyota.

 As obras desses artistas foram reunidas pelo crítico de arte Jacob Klintowitz que aproveitou a noite de festa para promover o lançamento do livro “A COLEÇÃO – COLETÂNEA DE OBRAS DE ARTISTAS BRASILEIROS”, com parte da tiragem sendo distribuída gratuitamente para bibliotecas e instituições públicas de todo o Brasil.

“O notável dessa coletânea é que o critério de seleção foi unicamente a qualidade das suas obras. Não buscamos neles a identidade cultural do Brasil porque isto nos parece impossível. A nossa identidade será dada pela soma, nunca pela subtração”, afirmou Jacob.

 

Serviço – Exposição:       

Data: até 19 de outubro        

Horário: segunda à sexta-feira das 10h às 20h    

Local: Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina – Sala Contemporânea – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo        

Entrada Gratuita – Estacionamento com convênio: Rua Francisca Miquelina, 67 (acesso ao prédio)