20 de junho de 2018

Terceira etapa do Projeto Karate-Do Kids chega ao fim beneficiando 100 crianças e jovens da periferia de São Paulo

O projeto desenvolvido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) contou com a participação prioritária de pessoas com deficiência intelectual

 lucas_1

Durante um ano os participantes do projeto Karate-Do Kids III estiveram nas oficinas do IOK instaladas em três entidades da Zona Leste da capital paulista, CEU Azul da Cor do Mar – na Cidade AE Carvalho, CEU Parque Veredas – no Itaim Paulista e Lar das Crianças – em Itaquera. Os participantes foram divididos em turmas que reuniram 80% de crianças e jovens com alguma deficiência intelectual e 20% de pessoas sem deficiência, mas em situação de risco social e que moravam nos entornos dos locais onde as atividades foram realizadas.  

 O objetivo do projeto foi o de promover a inclusão dos participantes na sociedade por meio da prática do Karate. “Nas oficinas, busca-se trabalhar os aspectos físicos e motores dessas pessoas e aumentar a sua consciência corporal, além de promover a interação social e a participação da família no processo de inclusão social”, explica Olga Kos, vice-presidente do Instituto.

 Durante o projeto os participantes tiveram a oportunidade de interagir com um dos principais nomes do MMA no Brasil. O lutador Lucas Mineiro visitou duas das oficinas e ensinou as crianças e jovens alguns golpes de Muay Thai. “Com esses projetos nós passamos a dar mais valor à vida e às coisas simples. É interessante ver o trabalho dos profissionais do Instituto Olga Kos com as crianças, eu acho que independente da modalidade, a arte marcial em si preza muito pelo respeito e pela disciplina, é bom passar isso para crianças. Para que elas possam começar desde pequenos a ter essa hierarquia de disciplina e de respeito com o próximo”, comentou.  

 O Projeto Karate-Do Kids III contou com o patrocínio de empresas – IBM, BANCO VOTORANTIM, NITRO QUÍMICA, PROTEGE, DHL, ECORODOVIAS, AGIPLAN, BLUE BAY, CAPITALE, ECOM, JOLI, VALSPAR, FERRING, EMBRAMED, SONOCO, FINNET – por meio da  Lei Federal de Incentivo ao Esporte que estimula pessoas e empresas a patrocinar e fazer doações para projetos esportivos e para-desportivos, em troca de incentivos fiscais.