19 de janeiro de 2016

Secretaria e Câmara Municipal homenageiam entidades que promovem inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Na sexta-feira, dia 20 de março, três entidades sociais com trabalhos relevantes na inclusão das pessoas com Síndrome de Down foram homenageadas em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.  As homenageadas foram a APAE de São Paulo, Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, e Associação Carpe Diem, que receberam uma placa comemorativa.

No plenário da Câmara, dezenas de pessoas com Síndrome de Down ocuparam as cadeiras normalmente usadas pelos vereadores. Os atores do filme “Colegas”, Ariel Goldenberg e Rita Pokk, discursaram sobre a importância da valorização da potencialidade de cada indivíduo. “Todos podem ter uma vida normal, inclusive pessoas com Síndrome de Down. Nós trabalhamos, atuamos e acreditamos nos nossos sonhos”, falou Goldenberg.

Incluir as pessoas com deficiência é dever de todos, tanto do poder público quanto das instituições e da população em geral. Precisamos quebrar as barreiras de atitude e, principalmente de preconceito”, comentou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.

Após os discursos, os alunos da APAE de São Paulo apresentaram um número de dança em homenagem ao cantor e compositor Adoniran Barbosa, com coreografias para acompanhar seus maiores sucessos como “Tiro ao Álvaro” e “Trem das Onze”. Para encerrar o evento, os alunos do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural fizeram uma apresentação de Karate, comandada pelo professor Marcio Nero, que também possui Síndrome de Down.

Participaram da celebração o vereador Rubens Calvo, proponente da sessão, o vereador Ari Friedenbach, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, a professora doutora Sandra Cristina Fonseca Pires, além dos integrantes das entidades homenageadas: o Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos; Glória Moreira Sales, presidente da Associação Carpe Diem; e Cássio Clemente, da APAE de São Paulo.

As fotos do evento você confere clicando aqui.