17 de dezembro de 2019

“Personagens de Contato” é inaugurada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

Exposição reúne, lado a lado, obras de beneficiários do Instituto Olga Kos e de artistas consagrados como Caciporé Torres e Aldemir Martins

 

 

Aldemir Martins, Caciporé Torres e Claudio Tozzi são nomes mais do que reconhecidos no cenário da artes plásticas brasileira. É ao lado deles, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, que beneficiários do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) vão expor suas obras, de criação coletiva. A exposição chama-se “Personagens de Contato”. Foi inaugurada em 17 de dezembro de 2019 e fica em exibição até 15 de fevereiro de 2020. 

Essa oportunidade é fantástica”, afirma Olga Kos, fundadora, ao lado do marido, Wolf, do instituto que leva o seu nome. “É uma possibilidade de convívio e visibilidade muito importante para as pessoas que beneficiamos.” Trabalhar a inclusão por meio de oficinas de artes é um dos pilares do IOK. Desde 2007, ano de sua fundação, milhares de jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou em situação de vulnerabilidade social já participaram das oficinas do instituto, que  estimulam o desenvolvimento motor, melhoram a qualidade de vida e ampliam os canais de comunicação e expressão das pessoas com deficiência.

Além das obras do IOK, trabalhos criados por jovens do Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo), do Complexo Hospitalar do Juquery e de coleções particulares também estão na exposição, que reúne obras das coleções de Arte Moderna e Contemporânea dos Palácios, repleta de artistas consagrados da arte brasileira. 

A exposição é uma chance para ver de perto o conjunto das expressões artísticas já reconhecidas de grandes artistas ao lado de outros talentos eclipsados em razão de exclusão social e histórica”, diz a curadora Ana Cristina Carvalho.  “Não é uma sala especial de obras produzidas por pessoas com deficiência intelectual ou física, mas uma exposição que apresenta diálogos de contato com personagens criados por todos os artistas participantes.”

 

João Dória, o Presidente Wolf Kos, a coordenadora Malu Alencar e os beneficiários do Instituto Olga Kos em evento no Palácio dos Bandeirantes

 

SERVIÇO 

“Personagens de Contato”

Data: de 17 de dezembro 2019 a 15 de fevereiro de 2020.

Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4500 (Portão 02), Bairro Morumbi – São Paulo/SP. 

Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (de hora em hora) com permanência até as 17h. Chegar com antecedência de 15 minutos do horário para apresentação do documento oficial com foto e preenchimento do cadastro de visitante.

Sábados às 10h somente para grupos com mais de 15 pessoas, com agendamento de até 48h de antecedência pelo e-mail monitoria@sp.gov.br.

Todas as visitas são acompanhadas por educadores.

Entrada gratuita.

Mais informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br