5 de dezembro de 2019

II Jornada Olga Kos debate a inclusão de pessoas com deficiência

Evento, gratuito e aberto ao público em geral, acontece de 10 a 13 de dezembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP)

 

 Difundir conhecimento e informações sobre deficiência e debater a inclusão na sociedade. Esses são os objetivos da II Jornada Olga Kos, que acontece de 10 a 13 de dezembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. “A inclusão dessa população é um tema essencial para termos uma sociedade mais justa e humana”, afirma Olga Kos, vice-presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que atende cerca de três mil pessoas com deficiência intelectual e/ou em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas de artes e esportes. 

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de um bilhão de pessoas vive com algum tipo de deficiência em todo o mundo. No Brasil, segundo o censo de 2010 do IBGE, teríamos 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, quase 24% da população nacional. Desse total, 2,6 milhões seriam deficientes intelectuais. 

 

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) considera a pessoa com deficiência aquela que “tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. 

 

A II Jornada prevê palestras, workshops e fóruns, que serão mediados por profissionais das áreas de educação, artes, saúde e trabalho. Como funciona, na prática, o trabalho de advocacy a favor da inclusão? Essa vai ser uma das palestras do evento. Um workshop sobre inclusão por meio das artes marciais vai ser outra atração. Todas as pessoas presentes serão convidadas a participar e construir coletivamente essa jornada. 

 

Serviço

II Jornada Olga Kos

10 a 13 de Dezembro, das 10h às 14h

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo (SP). Tel. (11) 3222-2662

Evento gratuito

Inscrições em: encurtador.com.br/nrtH5