20 de janeiro de 2020

Exposição na Fábrica de Cultura, em SP, reúne obras dos beneficiários

As pinturas foram inspiradas no trabalho de Luise Weiss e produzidas ao longo de oficinas oferecidas pelo IOK 

Antonio Peticov, Luise Weiss e Marysia Portinari são nomes consagrados das artes plásticas brasileiras. Foi a poética de cada um desses artistas que norteou os módulos do projeto Arte para Inclusão, promovido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) e realizado em cinco instituições parceiras: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, CEU Cidade Dutra, EMEF Bernardo O’Higgins, EMEF Frei Damião e OAT, da Comunidade Shalom. O projeto contou com o incentivo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA).  

 

Durante um ano 84 beneficiários – pessoas com e sem deficiência intelectual e/ou em situação de vulnerabilidade social – participaram de oficinas orientadas por uma equipe multidisciplinar em que a pintura foi o eixo que conectou cada módulo e possibilitou que as experiências formassem uma narrativa. 

 

Esta narrativa está agora exposta na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha na forma de 12 pinturas em tela que expressam releituras do trabalho da gravadora e pintora Marysia Portinari. Ao longo do processo, a equipe do IOK notou que vínculos entre os participantes foram se estabelecendo de maneira gradativa e constante. A partir das dinâmicas de organização e criatividade, a comunicação se tornou mais clara, a produção melhor direcionada e a expressividade de cada um aumentou dentro do grupo.  

 

Muitos dos participantes já trazem potencialidade e capacidade para alçar voos, mas necessitam do grupo e da interação para acreditarem mais em si mesmos”, afirma Silvia Liz, coordenadora do departamento de artes do IOK.

 

O projeto propiciou a quebra de barreiras em relação às pessoas com deficiência. Isso porque elas puderam expor os trabalhos desenvolvidos num lugar diferente dos rotineiros, apropriando-se da cidade e complementando a formação humana e integral.

 

Serviço 

Arte para Inclusão

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin Do Amaral, 1575 – São Paulo (SP).

Tel. (11) 2233-9270.

Até 31 de janeiro de 2020.

Entrada gratuita.