21 de outubro de 2021

Projeto Inclusão – Beleza das Cores desenvolve habilidades artísticas de jovens e adolescentes

O projeto INCLUSÃO – A BELEZA DAS CORES promove o desenvolvimento de habilidades artísticas de jovens e adolescentes através de oficinas de artes plásticas, nas quais os participantes podem se expressar através de uma profusão de diferentes meios e linguagens artísticas tais como desenho, pintura, colagem e escultura.

As oficinas destinam-se a 96 participantes, sobretudo portadores de deficiência intelectual ou em situação de vulnerabilidade social. Em caráter híbrido, o projeto combina aulas online e atividades presenciais, sendo estas ministradas em instituições parceiras localizadas em diferentes pontos da cidade.

———————-——————————–

Todos os encontros são conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por instrutores de arte, pedagogos e psicólogos e se constituem como um espaço de experimentação coletiva, promovendo o desenvolvimento de saberes técnicos, possibilitando assim, a constituição de processos heterogêneos de criação artística. Como finalização do projeto, os participantes terão a chance de exibir os trabalhos desenvolvidos em uma exposição coletiva em galeria ou centro cultural na cidade de São Paulo.

Além da produção artística e promoção da inclusão cultural, o projeto visa também o desenvolvimento das capacidades de pessoas com deficiência, estimulando aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, resultando no resgate, elevação e manutenção nos valores de autoestima. O reflexo disso se dá na autonomia dos beneficiários e consequentemente numa maior integração desses à sociedade e acessibilidade aos espaços urbanos.