19 de janeiro de 2021

Instituto Olga Kos promove palestras sobre cidadania e tecnologia para pessoas com deficiência

Eventos gratuitos e 100% online fazem parte do programa Expansão e Movimento, ciclo de capacitação que será realizado até março

Os últimos anos apresentaram desafios inéditos para pessoas com deficiência e quem está em seu entorno. Enquanto movimentos sociais puxaram mudanças relevantes em temas como igualdade racial e de gênero, a polarização escancarada pelas redes sociais contribuiu para acirrar ânimos muito além do ambiente digital. Tudo isso foi ainda mais chacoalhado em função da pandemia do novo coronavírus, que forçou o distanciamento social e aumentou a dependência do uso de plataformas tecnológicas, e esses temas estarão em uma série de palestras promovidas em janeiro pelo Instituto Olga Kos.

Totalmente gratuitos e online, os eventos fazem parte do programa de capacitação Expansão e Movimento, que começou em outubro de 2020 e seguirá até março deste ano. Em janeiro, a agenda reserva palestras sobre “Recursos digitais para pessoas com deficiência” (26/01) e “Construção da Cidadania” (28/01). Os encontros são sempre na plataforma Zoom Meetings, com início às 19h (de Brasília).

A palestra sobre “Recursos digitais para pessoas com deficiência” será ministrada pela professora Malu Brandão. No caso de “Construção da Cidadania”, a condução será da advogada Cristiane Zamari. Todos os participantes têm direito a certificado de presença nos eventos.

“Vivemos um contexto muito específico, com desafios que são muito diferentes do que nós conhecíamos antes da pandemia. Mudamos nossa relação com a tecnologia e com o outro durante os últimos meses, e isso também acabou ressignificando as necessidades da pessoa com deficiência. Nossa proposta é provocar discussões sobre essa nova realidade que se impõe a todos e como ela pode ser mais inclusiva”, disse Natália Monaco, coordenadora do Departamento de Pesquisas do Instituto Olga Kos, área responsável pela realização do programa Expansão e Movimento.

Lançado em 29 de outubro, o programa Expansão e Movimento já teve 14 eventos e abarcou temas como dança, fisioterapia aquática, neurociência esportiva, artes marciais, sexualidade e indicadores sociais, sempre no contexto da pessoa com deficiência.

Serviço

Programa Expansão e Movimento
Capacitação 100% online e gratuita

Data: 26/01
Horário: 19h
Palestra “Recursos digitais para pessoas com deficiência” com a professora Malu Brandão

Data: 28/01
Horário: 19h
Palestra “Construção da Cidadania” com a advogada Cristiane Zamari

Link para inscrição: https://bit.ly/1-form-exp
Link para ver as palestras anteriores: http://bit.ly/Expansao-Movimento