27 de setembro de 2018

Uma vitória do esporte paralímpico brasileiro

 Instituto Olga Kos e a Associação Ken In Kan, formalizam parceria para desenvolver a prática do Karate no Brasil

As duas entidades somam esforços e, a partir de hoje, estão num ambicioso projeto para o desporto nacional. O objetivo é formar um centro de treinamento para a prática do karate de pessoas com deficiência intelectual e também sem deficiência, voltado para a alta performance e desenvolvimento de atletas, que irão participar de competições municipais, estaduais, nacionais e Internacionais como as Paralimpíadas. “Trata-se de uma parceria que visa à inclusão de pessoas com deficiência através da prática esportiva o que vai de encontro aos objetivos da nossa entidade. Essa parceria tem o objetivo também de promover a formação de profissionais de Karate do Brasil todo, gerando agentes multiplicadores e transformadores de inclusão pelo esporte”, afirma Wolf Kos, Presidente do IOK.688f58f9-e436-4e26-a680-39e8d7d655e1

O Instituto Olga Kos atende cerca de 3 mil crianças e jovens com deficiência intelectual por meio de projetos de artes e esportes.  As oficinas esportivas estimulam a prática do Karate e do Taekwondo como forma de inclusão dos praticantes na sociedade e, por isso, parte das vagas é destinada também para pessoas sem deficiência mas em situação de risco social.

A Associação KEN IN KAN é reconhecida por difundir a prática do Karate Goju Ryu, e capacitar profissionais por meio de treinamentos, cursos e oferecendo suportes para instrutores e praticantes, seguindo os rígidos padrões da Federação Japonesa. Atualmente a Ken In Kan está espalhada por 9 estados brasileiros e, em São Paulo, já desenvolve um trabalho junto ao Instituto Olga Kos, em que os instrutores da associação participam semanalmente dos projetos do Instituto.

A formalização da parceria entre as duas entidades foi nesta quarta-feira, dia 26, com a participação do Dr. Wolf Kos, representando o IOK, e de Pedro Oshiro, instrutor chefe e maior graduado da Associação Ken Yn Kan e representante do Karate Goju Ryu no Brasil.