17 de agosto de 2018

Instituto participa de encontro sobre inclusão na USP de Piracicaba

Evento trouxe discussões sobre pessoas com autismo, Síndrome de Down, entre outras deficiências

A USP de Piracicaba trouxe para um dos campos mais tradicionais da universidade o “2° Encontro sobre Diversidade e Inclusão nas Organizações”. Com temáticas inéditas e patrocinadores de peso, o evento terá discussões sobre pessoas com deficiência, autismo, Síndrome de Down, dislexia, raça e gênero, refugiados e LGBT e suas dificuldades na inclusão e na aceitação, como um cidadão.  A proposta era de proporcionar ao Campus e à comunidade, reflexões sobre o reconhecimento e valorização das pessoas no ambiente organizacional, considerando e principalmente respeitando suas particularidades e diferenças.

Entre as atrações culturais, está a exposição de releituras de obras de arte produzidas pelos participantes dos projetos de inclusão do Instituto Olga Kos (IOK).

Outras atrações culturais que também chamam atenção do encontro na USP/Piracicaba são o Ballet Cego de Fernanda Bianchini e o Coral da Universidade Zumbi dos Palmares. As rodas de conversa terão a participação de representantes de empresas reconhecidas por suas práticas de Diversidade e Inclusão, como: J.P. Morgan, Bosch, Specialisterne, Itaú, KPMG, Monsanto, Unilever, Starbucks, Cafeteria Bellatucci, Google, e Sodexo. Também serão realizadas palestras com Esabela Cruz,  da UnitedHealth Group, e Ricardo Sales, consultor de diversidade e pesquisador da ECA/USP. Ambos são vencedores do Out & Equal Excellence Award Brasil 2017, prêmio que evidencia as personalidades mais influentes na América Latina quando o tema é Diversidade e Inclusão.

O evento foi promovido pelo GECOP (Grupo de Estudos em Carreira, Organizações e Pessoas), grupo de extensão da ESALQ/USP coordenado pela professora Heliani Berlato, no dia 16 de agosto, de 8:30 às 18:00 horas, no Anfiteatro do Pavilhão da Engenharia da ESALQ/USP, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) – Campus da USP/Piracicaba.