20 de abril de 2018

Exposição reúne obras do artista plástico Yugo Mabe e de pessoas com deficiência

A exposição ”A luz das coisas e os cenários do mundo” fica a mostra de 8 a 30 de maio na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina e tem entrada gratuita 

33344669260_b2a8ef9fa6_o  

“A luz das coisas e os cenários do mundo” é resultado de oito oficinas de arte ministradas pelo artista YugoMabe, que ensinou sua técnica de composição de cores e luminosidade -  característica essencial do pintor - para os participantes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) que atende crianças e jovens com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social.    

A exposição tem curadoria de Silvana Gualda e Camilla Kury e será lançada junto com o livro de mesmo nome, do escritor Jacob Klintowitz, no dia 08 de maio, às 19h, na Sala Contemporânea da Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina.    

Eu já havia participado de algumas oficinas, mas com uma estrutura como desenvolvida pelo IOK foi a primeira vez. Achei muito interessante a metodologia adotada pelo instituto. Todos participaram em grupo ou individualmente sempre com liberdade. Parabéns aos monitores e toda a equipe. Senti que são muito queridos. Difícil falar da minha pintura. 55 anos desenhando e pintando. Não sei se a pintura é parte de mim ou vice-versa”, explica YugoMabe.  

A edição e publicação do livro “A luz das coisas e os cenários do mundo” é a contrapartida do IOK pela participação do artista nas oficinas de arte e tem patrocínio das empresas Biolab e Bradesco Seguros, além de apoio da Lei de Incentivo à Cultura. A exposição acontece até dia 30 de maio e tem entrada gratuita.    

Colocar essas crianças e jovens em contato com o artista é fantástico, uma experiência única para ambos os lados. Em projetos como esse conseguimos incentivar talentos, compartilhar aprendizados e auxiliar na inclusão social e cultural dos nossos participantes“, finaliza Olga Kos, vice-presidente do IOK que completou 10 anos de existência em 2017.  

 

Serviço – “A luz das coisas e os cenários do mundo” 

Data: de 08 a 30 de maio -  segunda à sexta-feira  

Horário: 10h às 20h  

Endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 278, São Paulo – SP  

Entrada Gratuita 

 

YugoMabe 

YugoMabe nasceu na cidade de Lins no ano de 1955, começou seu caminho nas artes ainda quando criança, observando seu pai, ManabuMabe, escolhendo o caminho da pintura anos mais tarde. Além de pintor é também presidente do Instituto ManabuMabe.