21 de novembro de 2018

Evento gratuito vai orientar profissionais e a população em geral sobre temas relacionados à pessoas com Deficiência Intelectual

“I Jornada Olga Kos – Inclusão da pessoa com deficiência” terá ciclo de palestras sobre como implantar e aprimorar o atendimento à crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência intelectual

  

Estimativas feitas pelo IBGE, com base no último PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), revelaram que o número de pessoas com algum tipo de Deficiência Intelectual no Brasil, especialmente Autismo e Síndrome de Down, já passa de 2 milhões. O maior desafio dos governos e entidades que trabalham com essas pessoas é promover a inclusão delas de forma natural na sociedade, uma vez que nem sempre os profissionais ou mesmo pessoas próximas sabem como lidar com a deficiência intelectual. “Os dados estatísticos demonstram que o número de pessoas com comprometimento intelectual em plena atividade tem crescido, o que torna fundamental a discussão de um tema que desperta inúmeras pautas como: inclusão, metodologia, cultura, entre outros”, explica Olga Kos, vice-presidente do Instituto Olga Kos.

A entidade vem desde 2007 desenvolvendo projetos inclusivos na sociedade por meio de oficinas de artes e esportes. Atualmente atende cerca de 3 mil pessoas e já é uma das referências nessa área por conhecer de perto as dificuldades que as famílias enfrentam notadamente pela precariedade do atendimento por conta da carência na formação de profissionais.

A “I Jornada Olga Kos – Inclusão da pessoa com deficiência intelectual”, contemplará palestras, mesas de interação e debates e contará com a participação de palestrantes nas áreas de medicina, psicologia, pedagogia, artes plásticas e esportes. As palestras serão dirigidas especialmente para profissionais, técnicos, organizações (escolas, instituições) familiares e demais interessados em aprimorar o atendimento à pessoa com deficiência intelectual.  “A ideia das palestras é transmitir informações práticas, teóricas e equacionais sobre inclusão com a participação do público por meio de perguntas e colocações”, explica a Dra. Olga Kos.

O evento  será realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, sempre de 10 às 15 horas. A entrada é gratuita com o número de vagas limitado a 100 pessoas em cada dia.

 

Programação:

dia 10 – Abertura e características da Inclusão Social 

temas:

-Políticas públicas e incentivo à inclusão

-Suporte familiar e construção da autonomia

-Acessibilidade em procedimentos inclusivos

-Trabalho interdisciplinar e formação contínua

-Saúde da pessoa com comprometimento intelectual

 

 dia 11- Contribuições do esporte

temas:

-Fatores biológicos e psicossociais

-Apresentação de resultados de pesquisa

 

Dia 12- Contribuições da cultura

temas:

-Artes visuais, música e dança como ferramentas de integração social

-Relatos de experiência e estudos de casos

-Apresentação de resultados de pesquisas

-Encerramento

INSCRIÇÕES ONLINE: https://goo.gl/forms/m3Va5bQFrJzAjHPt1 

Serviço:

I Jornada Olga Kos Inclusão da Pessoa com Deficiência

data: 10, 11 e 12 de dezembro

horário: 10 às 15 horas

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

endereço: Rua três rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP