29 de março de 2018

Domingo de solidariedade no esporte

Corrida e Caminhada pela Inclusão – Ano IV do Instituto Olga Kos encerra a semana de eventos para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Quando os treze mil atletas deram a largada para a prova, às sete da manhã, na Praça Charles Müller, no Pacaembú, em São Paulo, a vitória já estava garantida. A multidão mostrou mais uma vez o quanto o esporte é fundamental para promover a inclusão social e a enorme participação popular serviu para confirmar que as provas de rua, organizada pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Social (IOK), já estão entre os eventos mais importantes do calendário esportivo da Cidade de São Paulo.

É maravilhoso ver essa multidão solidária, envolvida numa causa tão importante e é uma prova de que o nosso trabalho pela inclusão está no caminho certo”, afirmou Olga Kos, vice-presidente do IOK. A entidade atende 3,5 mil pessoas com deficiência intelectual e pessoas sem deficiência mas que se encontram em situação de risco social e moram nas comunidades onde os projetos do IOK são desenvolvidos. O Instituto realiza oficinas de artes e esportes em 40 locais de São Paulo.

1500 participantes dos projetos e seus acompanhantes estiveram no evento de hoje. Luis Felipe Neto, tem Síndrome de Down e ficou muito feliz por estar ao lado de tanta gente. A mãe dele, Eliane Neto, disse que o filho evoluiu a parte motora, a autonomia e a autoestima desde que começou a frequentar as oficinas do IOK, “cada passo pra ele é importante e se não fosse esse evento ele não teria visibilidade”.

Valeria Siqueira, mãe de Pedro Henrique, contou que o filho já está há 10 anos no Instituto e participar da Corrida e Caminhada do IOK é fundamental para o desenvolvimento dele, “nossos filhos, eles existem, eles não podem ficar escondidos, hoje em dia não há mais limites pra quem tem síndrome de down”.

A Síndrome de Down é lembrada no dia 21/03, em alusão à trissonomia do cromossomo 21, uma vez que as pessoas com a síndrome carregam 3 cromossomos 21. No Brasil, estima-se que 300 mil pessoas tenham a Síndrome de Down e que 30 mil estejam em São Paulo. A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão na sociedade.
A prova de hoje foi dividida em percursos de cinco e dez quilômetros de corrida e quatro quilômetros de caminhada. Além do kit de participação, os atletas ganharam um presente especial: todos que estavam vestidos com a camisa da corrida tiveram acesso gratuito ao Museu do Futebol.

Para a secretária adjunta da Secretaria Municipal para os Direitos da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, é muito importante ver as pessoas com algum tipo de deficiência participando junto com as demais pessoas, “Isso vai mudando o olhar das demais pessoas, elas passam a enxergar mais as habilidades e não a deficiência”.

A Deputada Federal Mara Gabrilli destacou a oportunidade de reflexão que eventos, como a Corrida e Caminhada do IOK, trazem para a sociedade, “acaba desenvolvendo pensamento e atitudes coletivas para trabalhar a inclusão e saber que se você faz alguma melhora, você tá melhorando a sua vida e da comunidade inteira”.

Todos os participantes da prova receberam medalhas e os vencedores de cada categoria ganharam troféus, confira os resultados e ao final, os links para fotos:

 

Corrida – 5km feminino 

1-Maria Claudia Ferreira

2-Juliana Veras

3-Nilzete Ribeiro

 

Corrida – 5km masculino

1-Ailton Casimiro

2-Rogerdson José

3-Marcos Pires

 

Corrida – 10km feminino

1-Janaina Aparecida

2-Michele Araujo

3-Rosa Alves

 

Corrida – 10km masculino

1-Marcos Paixão

2-José Lucivando

3-Marcos de Sousa

 

Pessoa com Deficiência – 5km feminino

1-Katia Cristina

2-Vanessa Santos

 

Pessoa com Deficiência – 5km masculino

1-Tiago Henrique

2- Walter Henrique

 

 Pessoa com Deficiência – 10km feminino

1-Rosangela Figueiredo

2-Maria José da Conceição

3-Magda Aparecidas

 

Pessoa com Deficiência – 10km masculino

1-Cartlos Alves

2-Diego de Bonis

3-Denival dos Santos

Corrida e Caminhada pela Inclusão ANO IV (25/03)

 

Corrida e Caminhada pela Inclusão - ANO IV

 

 

IMG_4053

 

corrida-10