11 de março de 2019

Corrida comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down

O evento promove a inclusão das pessoas com deficiência intelectual, acontecerá no dia 31 de março no Pacaembu

 

A Corrida e Caminhada pela Inclusão, acontece no próximo dia 31 de março, domingo, na região do estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). A largada está prevista para às 7h na praça Charles Miller, em frente ao estádio. Dois percursos, um de 5k e outro de 10k, são para os corredores; e um de quilometragem livre para os que preferem caminhar.

Esta é a 5ª edição do evento, que conta com 10 mil inscritos. Além deles, cerca de 2 mil beneficiários do IOK e seus familiares participarão da atividade. A Corrida faz parte das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março em alusão à trissomia do cromossomo 21, característica das pessoas com a Síndrome. No Brasil, estima-se que 300 mil pessoas têm a síndrome de Down e que 30 mil estejam em São Paulo.

Entre os inscritos, estão corredores profissionais, amadores, pessoas com deficiência e apenas apreciadores do esporte. O objetivo do evento é mobilizar a população em prol da inclusão. A prática esportiva beneficia não somente o corpo e a qualidade de vida, mas, também, a capacidade emocional, cognitiva e social do indivíduo. Com este evento, o IOK pretende estimular as relações sociais entre o público em geral e as pessoas homenageadas na corrida.  

 

Para Natália Monaco, coordenadora técnica da Corrida, a procura do público e o empenho das pessoas em correr pela causa e divulgá-la cresceu muito nestes cinco anos: “A corrida colabora com a divulgação da inclusão. Apesar de ser um evento esporádico, as pessoas falam a respeito e divulgam mais. Ou seja, é necessário ter um evento grande para que todos fiquem cientes do dia comemorativo e da importância da inclusão na sociedade”.

 

www.ativo.com/calendario/36372