28 de novembro de 2017

28 de novembro: no Dia de Doar ajude os projetos do Instituto Olga Kos

A sua doação irá beneficiar 3500 jovens e adolescentes com deficiência intelectual e em situação de Vulnerabilidade Social que participam de oficinas de artes e esportes em 40 locais da cidade de São Paulo

 

 

O #diadedoar é uma grande campanha para promover a cultura da doação no Brasil e no mundo. O movimento foi criado em 2012 nos Estados Unidos e é celebrado no Brasil desde 2013 com o objetivo de formar uma grande mobilização pela generosidade e solidariedade, em especial com as organizações da sociedade civil.

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas.  “Os projetos do Instituto Olga Kos funcionam por meio de Leis de Incentivo e as despesas administrativas não podem ser incluídas em nosso orçamento. Por isso, as doações são fundamentais para que nós possamos continuar trabalhando para construir uma sociedade mais inclusiva” afirma Olga Kos, vice-presidente do Instituto.

O IOK, que completou 10 anos de fundação, é uma das instituições mais premiadas de São Paulo tendo recebido a Medalha Anchieta, uma das maiores honrarias da cidade, acompanhada do Diploma de Gratidão do município pelos serviços prestados à comunidade. O Instituto é condecorado pela Ordem do Mérito Cultural (OMC) e foi homenageado com Salva de Prata na Câmara dos Deputados. Em 2016, recebeu o prêmio da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) que contempla artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que foram destaque no ano e também foi premiado com o Selo de Qualidade da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Em 2017, o IOK foi escolhido pela Revista Época e o Instituto Doar uma das 100 melhores ONGs do Brasil no Prêmio Melhores ONGs 2017.

O trabalho do Instituto Olga Kos teve ainda o reconhecimento internacional do Vaticano. O IOK  é uma das instituições, entre outras 11 na América do Sul, a ser adotada pelo Papa Francisco no projeto “Scholas Ocurrentes”, que reúne escolas e redes educativas de todas as confissões religiosas e leigas, públicas e privadas no mundo todo para promover o encontro pela paz por intermédio da educação.

Como doar?

Uma das formais mais simples é a doação de qualquer valor é pelo site do Instituto por meio de formulário de doação (http://www.institutoolgakos.org.br/2.0/doacao-pessoa-fisica/). Ou via depósito bancário nas contas do Instituto, nas contas a seguir:

 

Contas bancárias do IOK:

BANCO BRADESCO

Ag. 0134-1

  1. 115306-4

BANCO DO BRASIL

Ag. 6998-1

  1. 6137-9

 

 

As doações também podem ser feitas por meio das leis de incentivo fiscal em que, você pode destinar parte do seu IMPOSTO DE RENDA a um projeto esportivo. Todas as doações nos projetos incentivados precisam ser feitas até o final do ano corrente para que sejam passíveis de dedução do imposto no ano seguinte. Confira mais em http://www.institutoolgakos.org.br/2.0/doa-lei/

“Para quem fizer a doação neste ano, basta informar na declaração do ano que vem os pagamentos efetuados na ficha “Doações Efetuadas” indicando o nome do beneficiário, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o código e o valor doado. O programa informará automaticamente os limites de dedução de acordo com o imposto devido do contribuinte” explica Wolf Kos, presidente do IOK.

Outras informações:

projetos@institutoolgakos.org.br

telefone: (11) 3081-9300.