19 de janeiro de 2016

1º Festival de Karate e Taekwondo Olga Kos

Foi realizado no último domingo, 30 de novembro, no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, o 1º Festival de Karate e Taekwondo Olga Kos.

O projeto, promovido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, reuniu cerca de 500 alunos com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social que participam das oficinas de esportes do Instituto para realizar apresentações de artes marciais.

Além de amigos e familiares, o evento contou com as presenças de Ari Friedenbach, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Flariston Francisco da Silva, Coordenador de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, da Secretária Marianne Pinotti, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, dos ex-ministros do Esporte e da Saúde, Orlando Silva e Alexandre Padilha, respectivamente, além do Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo, Celso Jatene.

Após a execução do hino nacional, os alunos de Taekwondo, e em seguida os de Karate, tiveram cerca de 40 minutos para mostrar suas habilidades, e não decepcionaram, arrancando aplausos emocionados da plateia. Depois, foi a vez dos professores darem um show, exibindo golpes e movimentos complexos ao público. Por fim, todos foram premiados com medalhas e receberam certificados de participação no evento.

Apesar de ter sido a primeira edição, o Festival de Karate e Taekwondo Olga Kos foi um sucesso e conseguiu atingir seu principal objetivo ao estimular, por meio da prática do esporte, a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, promovendo e incentivando a participação das famílias neste processo.

Confira as fotos do evento em nossa página no Flickr: